Cooperação

 

 moc  giz logo

DESPORTO PARA O DESENVOLVIMENTO 

 

g

GIZ na Faculdade de Educação Física e Desporto - Universidade Pedagógica

 

Fortalecendo os municípios e promovendo democracia através do desporto

Desporto para o Desenvolvimento em Moçambique

O desafio

Mais da metade da população de Moçambique - em particular aqueles que vivem em áreas rurais - ainda vivem abaixo da linha da pobreza. O crescimento rápido e desregulado dos centros urbanos, especialmente em redor da capital Maputo, resultou numa deterioração significativa das condições de vida da população urbana. O acesso à água e aos serviços de saúde é inadequado e a educação escolar não atinge todos, o que leva ao aumento do desemprego entre os jovens. Além disso, a alta taxa de infecção pelo HIV representa uma ameaça para os jovens - e para as meninas em particular. A promoção da democracia, questões relacionadas com a saúde - em particular a prevenção do HIV e SIDA - e a educação são de primordial importância para o desenvolvimento em Moçambique. É aí que o "Desporto para o Desenvolvimento na África" ​​(S4DA) tem um papel a desempenhar: O projeto promove o desenvolvimento pessoal, bem como a participação social nas comunidades e dissemina conhecimento sobre questões de saúde por meio do desporto. As organizações da sociedade civil, em particular, têm um grande potencial para o envolvimento social de crianças e jovens e estão disponíveis como parceiros nos municípios.

 


2017 GIZ Desporto Tsalala web 27

 

 

2017 GIZ Desporto Tsalala web neu 07 

 

Nossa abordagem

As Nações Unidas reconhecem o desporto internacionalmente "como um meio de promover educação, saúde, desenvolvimento e paz". A cooperação alemã para o desenvolvimento também usa as oportunidades oferecidas pelo "Desporto para o Desenvolvimento". O desporto permite que crianças e jovens tenham uma vida saudável e os ensina a assumir responsabilidade, comportar-se de maneira justa e resolver conflitos pacificamente. Estas são competências-chave que mais tarde ajudarão a conquistar uma posição no mundo do trabalho. A cooperação alemã para o desenvolvimento treina treinadores para esse fim. Eles são modelos e figuras nos quais os jovens podem confiar. Os treinadores dão às crianças e jovens um forte senso de auto-estima e os ajudam a desenvolver perspectivas para o futuro. Durante o treinamento, eles abordam tópicos relacionados à saúde, como a prevenção do HIV e o abuso de álcool. O desporto não é apenas exercício físico, faz parte de sua educação.

Juntamente com parceiros locais e internacionais das áreas de formulação de políticas, sociedade civil, negócios e academia, a cooperação alemã para o desenvolvimento construiu um portfólio esportivo sustentável que também ajuda a fortalecer a sociedade civil e promover a democracia. Desta forma, o desporto serve como um instrumento inovador que impulsiona a mudança e o desenvolvimento sustentável - para cada criança individualmente e para a sociedade como um todo.


Project title
‘Sport for Development in Africa’ (S4DA) Regional Project
Commissioned by German Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ)
Project regions in Africa Multi-state project in Mozambique, Ethiopia, Kenya, Namibia and Togo, as well as individual smaller-scale measures in other African countries
Project regions in Mozambique Maputo (city and province)
Partners Faculty of Physical Education and Sports at the Pedagogic University of Maputo (UP), Municipal Council of the city of Matola, Don Bosco Mosambique, Association to Promote the Development of Young People (Khandlelo), Sports Club Albazine (ADA), Bayerischer Fußballverband e.V. (BFV)
Overall term 2014 to 2018


Initiativ Logo por rgb

O Projecto

O projeto S4DA começou a estabelecer o desporto como uma ferramenta para atingir as metas de desenvolvimento em países africanos selecionados em 2014, quando a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH foi encomendada pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). O S4DA dá um contributo importante para a implementação de “Mais espaço para o desporto - 1.000 possibilidades para África”, iniciativa lançada pelo Ministro Federal, Dr. Gerd Müller, em 2014.

Em Moçambique, o projecto apoia a cooperação entre universidades, municípios e clubes locais - e ao fazê-lo também promove a boa governação. Como resultado da colaboração com a Universidade Pedagógica (UP) de Maputo, a universidade integrou a abordagem "Desporto para o Desenvolvimento" no seu currículo para formar professores de educação física. A S4DA presta serviços de assessoria à câmara municipal da cidade da Matola, o que fez da promoção desportiva uma parte do seu plano de desenvolvimento. Juntamente com parceiros de Maputo e estudantes de desporto da universidade, as organizações desportivas da sociedade civil na Matola estão a ser ajudadas nos seus esforços para criar estruturas mais eficientes. A integração da abordagem “Desporto para o Desenvolvimento” no trabalho dos clubes contribui para a expansão e melhoria das atividades participativas para crianças e jovens. A reabilitação de terrenos esportivos existentes e a construção de novos em áreas densamente povoadas criam espaços importantes para o aprendizado e a descoberta de crianças e jovens em desvantagem socioeconômica.

Tsalala Coach and Kids at sport event


Resultados alcançados até agora

Os resultados obtidos até agora em colaboração com os parceiros incluem os seguintes:

 Os parceiros locais melhoraram as estruturas organizacionais e aconselharam outras organizações da sociedade civil com relação à boa governanção e ao estabelecimento da abordagem "Desporto para o Desenvolvimento".

 A abordagem do "Desporto para o Desenvolvimento" foi integrada ao currículo da faculdade de desporto na UP. Professores e treinadores treinados agora implementarem a abordagem em uma base ampla em suas escolas de prática de ensino e comunidades de origem.

 O corpo docente de desporto da UP também disseminou a abordagem "Desporto para o Desenvolvimento" em instituições de treinamento de professores em outras províncias de Moçambique.

 Através do treinamento de pessoal da UP e de organizações parceiras da sociedade civil, o “Desporto para o Desenvolvimento” já está sendo oferecido por escolas, clubes desportivos e comunidades. . Esses jovens agora têm acesso a actividades desportivas educacionais adequadas, que melhoram suas oportunidades educacionais, fornecem uma plataforma para o envolvimento e ensinam habilidades para o dia a dia.

 Mais de 100 treinadores e professores foram treinados na abordagem 'Desporto para o Desenvolvimento' usando as metodologias desenvolvidas. 40 treinadores foram treinados para se tornarem instrutores do "Desporto para o Desenvolvimento", que transmitem seus conhecimentos para outros professores e treinadores.

SAM 5968 SAM 5969
Obras de reabilitação do campo multifuncional FEFD-UP
 Pode aceder a Galeria de Fotos das Actividades da GIZ clicando aqui.
 
© 2018 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica.