NIAFS

logo niafs

 

lab

NIAFS: 25 Anos de Investigação

O Núcleo de Investigação de Actividade Física e Saúde constituiu-se se em torno do interesse da pesquisa em Actividade Física e Saúde em Moçambique. Embora tenha sido criado formalmente no dia 22 de Julho de 2009 a sua actividade remonta ao início dos anos 90 com o primeiro estudo que se denominou “Influencia da actividade física e dos factores socioeconómicas sobre as componentes da estrutura do valor físico relacionadas com a saúde. Estudo em crianças e jovens moçambicanos”. Este estudo foi desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos em, parceria com a Universidade do Porto através dos Professores António Marques e José Maia. Foi nesse primeiro estudo que se constitui uma equipa do então Instituto Nacional de Educação Física (INEF) constituída pelos docentes António Prista e Martinho Fernandes em conjunto com um grupo de estudantes. De então para ca o grupo e as parcerias não pararam de crescer. A investigação iniciou se numa visão antropológica da Epidemiologia da Actividade Física e estendeu se para vários domínios incluindo estudos de intervenção. A actividade do NIAFS pode ser dimensionada pelo rol de publicações, teses de doutoramento e mestrado, e iniciação científica bem como pela qualidade e quantidade dos seus parceiros. O contributo do NIAFS tem sido feito a três níveis. Em primeiro lugar na produção de conhecimento caracterizando se pela prioridade a população moçambicana. Em segundo lugar na formação de quadros nacionais através da pesquisa e por último na actividade com a comunidade. Para este relativo sucesso foram determinantes as parcerias nacionais e internacionais de investigadores de elevado nível e de instituições inequivocamente prestigiadas. Ao publicarmos este “relatório” queremos não só dar a conhecer o que fizemos mas também homenagear os que fizeram esta obra que queremos ver continuada e ampliada.

 
 
COLABORADORES NACIONAIS
 

 ProfAntónio Prista. Professor Catedrático da Universidade Pedagógica Coordenador e Investigador Principal do NIAFS. Graduou-se em Educação Física na Escola de Instrutores de Educação Física em Maputo, no ano de 1976, Fez a Licenciatura (Ensino da Educação Física e Desporto) e terminou o Doutoramento (Ciências  do Desporto) em 1994 na Universidade do Porto. Foi Director do INEF entre  1986 e 1988 e da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica (1995- 2000; 2007-2013) onde leccionava Fisiologia do Exercício,  Crescimento e Desenvolvimento Motor e Actividade Física e Saúde. Foi  professor convidado na Universidade de São Paulo, Brasil, Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Syracuse e George Washington University (EUA). Possui mais de 100 publicacoes entre artigos científicos e capítulos de livros e cerca de 150 apresentações em conferências científicas. Seu trabalho de investigação focaliza se no Crescimento, Saúde e Atividade Física em populações Africanas, incluindo crianças, adultos e idosos. É membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Actualmente e presidente da African Physical Activity Network (AFPAN).

Albertino Albertino Damasceno. Médico Cardiologista Doutorado em Medicina pela Universidade do Porto e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane. Professor na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane desde 1974 onde foi Director e Decano. Seu interesse e a epidemiologia das doenças cardiovasculares e factores de risco em Moçambique e sua evolução ao longo do tempo. Está envolvido em varias equipeis de pesquisa na Africa, Europa, Estados Unidos e Canada sendo autor e co autor de mais de uma centena de publicacoes cientificas.

Silvio Saranga Sílvio Pedro José Saranga. Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Portugal e Mestrado em Ciências do Desporto – Desporto para Crianças e Jovens – Moçambique, pela mesma universidade. Como docente tem leccionado diversas unidades curriculares ao nível da graduação e mestrado Como pesquisador tem três livros e cerca de onze artigos publicado em revistas indexadas. Possui uma larga experiencia como treinador de modalidades colectivas e gestor desportivo com vários títulos nacionais. Actualmente, e Director da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Leonardo Leonardo Nhantumbo. Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, membro fundador do NIAFS, docente e investigador na Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane, onde actualmente desempenha as funções de Director-adjunto para investigação e extensão. Docente convidado de Mestrado e Doutoramento da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica. É autor de várias publicações científicas na área de Crescimento, Desenvolvimento Motor e Epidemiologia da Actividade Física.

Aspacia  Aspácia Domingos Madeira. Actualmente Directora da Faculdade de Ciências da Saúde (2013-2017), Membro do conselho académico da Universidade Pedagógica; Directora Adjunta para a Pós-graduação, Pesquisa e Extensão na FEFD (2011- 2012). E doutorada em Actividade Física e Saúde pela Universitat Ramon Llull, Barcelona, Espanha (2006 – 2011), Mestrado em Actividade Física Adaptada pela Universidade do Porto, Portugal (1996 – 1997), Licenciada em Educação Física e Desporto na Universidade de Educação Física e Desporto de Kiev, Ucrânia (1989 – 1994), professora de Educação Física e Desporto de nível médio pelo INEF- Maputo, Moçambique (1983 – 1988). Área de pesquisa: Actividade física e saúde, Necessidades Educativas Especiais. Orienta monografias de licenciatura e dissertações de mestrado. Detentora de artigos científicos e resumos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na qual participou como oradora.

 

Timoteo Daca2Timóteo Daca. Doutor em Pedagogia do Movimento do corpo Humano e docente na Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD) da Universidade Pedagógica de Moçambique. Coordenador do programa de Extensão Universitária “Envelhecer com saúde” desde 2008, colaborador do Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício e membro fundador do Núcleo de Actividade Física e Saúde (NIAFS) do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Desporto e Actividade Física (CIDAF). Seu interesse de pesquisa focaliza se na Actividade Física e Saúde na Terceira Idade; Epidemiologia da Actividade Física e Saúde; Epistemologia do Conhecimento Científico Universitário; Extensão Universitária e Inovação. E autor e co autor de vários projectos e artigos científicos.
 
 

Tchamo Mário Tchamo. Doutorado em Nutrição e docente na Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD) da Universidade Pedagógica de Moçambique, Colaborador do Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício e membro do Núcleo de Actividade Física e Saúde (NIAFS) do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Desporto e Actividade Física (CIDAF). Seu interesse de pesquisa e a influência do peso ao nascer no desempenho motor, composição corporal e desenvolvimento da criança; Nutrição e Desporto sobre o qual é autor de vários artigos científicos.

 

lulu Lucília Bernardino Mangona. Doutoranda em Ciências do Exercício Físico e Esporte na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Actividade Física e Saúde pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2013). Assistente Universitária na Eduardo Mondlane, tem experiência na área Actividade Física e Saúde, e na prescrição de Actividade física para a saúde, Métodos de Avaliação física. Sua pesquisa principal efectua se no domínio do exercício para portadores de HIV-SIDA.

 
 

Francis Francisco Almeida Tchonga. Licenciado em Ensino de Educação Física e Desporto na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica é Docente na Universidade Eduardo Mondlane, Instrutor de Fitness e Colaborador do Programa Envelhecimento Saudável. É Membro e Investigador do Núcleo de Investigação em Actividade Física e Saúde e seu interesse particular tem sido o do Transporte Activo em crianças moçambicanas sobre o qual já realizou alguns estudos e publicações.

 

TOVEL Amílcar Júlio Samuel Tovel. Licenciado em Ensino de Educação Física e Desporto pela Universidade Pedagógica, colaborador da Universidade Pedagógica afecto ao Centro de Investigação do Desenvolvimento e Actividade Física, Membro do Núcleo de Actividade Física e Saúde, Assistente de Investigação em Actividade Física e Saúde no Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício. Assistente das aulas Práticas no Laboratório, monitor nas disciplinas de Anatomia Descritiva, Traumatologia, Primeiros Socorros e Emergência.

 

UATE Jorge Alberto Croniel Uate. Licenciado em Educação Física pela Universidade Pedagógica (2014). Actualmente, é Assistente de aulas práticas no laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício na Faculdade de Educação Física e Desporto e Assistente de pesquisa na área de Desporto e Saúde no Departamento de Biodinâmica. É membro do Núcleo de Investigação em Actividade Física e Saúde - Universidade Pedagógica Moçambique.

 

CEL Célia Ruth Nandja. Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique é Mestrada em Actividade Física e Saúde pela mesma universidade. O seu interesse em pesquisa centra-se no Exercício e Síndrome Metabólica.

 
COLABORADORES INTERNACIONAIS
 

Marques António Marques. Doutor em Ciências do Desporto (1988) e Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto desde 1997. Foi Presidente do Conselho Directivo (1988-1996) e do Conselho Científico (2001-2006) desta Faculdade. Actualmente, é membro externo dos Conselhos Científicos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2015-) e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2015-). Supervisionou 18 Teses de Doutoramento e 29 Dissertações de Mestrado. Tem 257 publicações (95 internacionais) em revistas científicas, capítulos de livros e atas de congressos. E editor/ autor de 27 livros. Foi editor da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto e Membro do Editorial Board das revistas Journal of Aging and Physical Activity (USA), Brazilian Journal of Physical Education and Sports, Brazilian Journal of Biomechanics. Foi Presidente do EGREPA (European Group for Research in to Elderly and Physical Activity) (1999/2002). Foi Professor Visitante da Universidade de São Paulo, Brasil (1998-2005) e da Universidade Pedagógica de Moçambique (1997-2005). Exerceu funções como Vice-Reitor da Universidade do Porto (2006-2014) e representou a Europa no Administrative Board da IAU (International Association of Universities) (2011- 2012).

 

Maia José Maia é Professor Catedrático da Faculdade de Desporto – Universidade do Porto (FADE-UP). Responsável pelo Laboratório de Cineantropometria e Estatística Aplicada. Interesses de pesquisa: Crescimento Físico Humano, Desenvolvimento Motor, Atleta Infanto-Juvenil, Actividade Física e Saúde, Estatística aplicada ao Desporto, Epidemiologia Genética aplicada ao Desporto (especialmente Genética Quantitativa). Coordenador da área Desporto, Comportamento Motor e Genética do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) da FADE-UP. Autor de vários livros, capítulos de livros e mais de 150 artigos científicos publicados em revistas com factor de impacto. Investigador responsável por projetos científicos financiados por agências nacionais e internacionais realizados em Portugal, Brasil, Moçambique e Peru.

 

Tani Go Tani. Tem licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Hiroshima – Japão, e Pós-doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, Inglaterra e em Educação Física pela Faculdade Integrada de Artes e Ciências da Universidade de Hiroshima, Japão. Fez a Livre Docência em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e é Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Foi Director da Escola de Educação física e Esporte da Universidade de São Paulo e Director do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Foi representante de área no CNPq e na CAPES. E Professor Convidado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.- Áreas de actuação: Aprendizagem Motora, Educação física Escolar e Bases Epistemológicas da Educação física e Esporte.

 
Gaya Adroaldo Gaya. Possui graduação em Educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Doutorado em Educação física e Livre Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1994). Actualmente e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de epistemologia e metodologia da pesquisa em educação física e ciências do esporte em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência e realiza pesquisas na área de Educação física, actuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, aptidão física relacionada a saúde e ao rendimento esportivo, esporte educacional e de rendimento. E criador e coordenador do Projecto Esporte Brasil. Músico (flauta transversal) e autor de livros sobre educação física, esportes e metodologia da pesquisa.
 

paulo Paulo de Tarso Veras Farinatti. Professor de Educação Física, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1987). Concluiu o mestrado, em 1991, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1998 obteve seu Doutorado (PhD) no Instituto Superior de Educação Física e Cinesioterapia pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB, Bélgica). Desenvolveu pesquisas em estágio pós-doutoral no Departamento de Cinesiologia da Universidade de Connecticut (UConn, EUA) (2013-2014). Actualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Actividade Física da Universidade Salgado de Oliveira. Fundou e coordena o Laboratório de Actividade Física e Promoção da Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce desde 2016 o cargo de Vice-director da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ. Foi membro do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso entre os anos de 2004 - 2006 e actuou como consultor do Ministério dos Esportes e do Ministério da Saúde na elaboração de uma Política Nacional de Esporte e Lazer para idosos. Foi pesquisador nível 1-A do CNPq entre 2000-2015, tendo exercido a função de membro suplente do Comité Assessor daquela agência para a Área de Educação Física (2007-2010). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício entre os anos 2002 e 2004, sendo editor-chefe da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Actuou como Professor Visitante na Universidade de Roma 2 - Tor-Vergata (Itália, 2013),Universidade de Connecticut (EUA, 2013) e Universidade de Cagliari (2016). Actua na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Actividades Físicas para Populações com Necessidades Especiais.

 

 carolCarol Leandro. Possui graduação em Educação física pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2005). Actualmente é Professora Associada II do Centro Académico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco. E membro permanente do colegiado do Programa de Pós-graduação em Nutrição (nível 6 da Capes) da Universidade Federal de Pernambuco. E coordenadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição, Actividade física e Plasticidade Fenotípica do Centro Académico de Vitória de Santo Antão – PE (nível 3 da CAPES). E professora convidada do Mestrado em Actividade física e Saúde da Faculdade de Educação física e Desporto da Universidade Pedagógica de Moçambique. Coordena o projecto de colaboração internacional (Capes/Cofecub): Mecanismos celulares e moleculares associados a origem perinatal de doenças cardiometabólicas da vida adulta (UFPE/Universite de Lyon-France). Sua área de pesquisa inclui a padronização de protocolos experimentais de treinamento físico moderado e actividade física voluntaria em ratas durante a gestação. Também atua na área de Nutrição e Actividade Física e avaliando a resposta a curto e longo prazo da desnutrição perinatal e do efeito re-programador do treinamento físico e/ou actividade física voluntária. Coordena o projecto Crescer com saúde em Vitória de Santo Antão – PE. Atua principalmente nos seguintes temas: nutrição, actividade física, treinamento físico, metabolismo do músculo-esquelético e plasticidade fenotípica.

 

karina Fernanda Karina dos Santos. Licenciada em Educação física pela Universidade Federal de Alagoas (2008), Mestre em Desenvolvimento Motor pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010) e Doutora em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014) na Linha de Pesquisa “Desporto, Genética e Comportamento Motor”. Actualmente, é Professora Adjunto I do Departamento de Educação física da Universidade Federal de Vicosa (DES-UFV). Faz parte da equipe de investigadores do “Laboratório de Cineantropometria”, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, do “Núcleo de Investigação em Actividade Física e Saúde”, da Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Moçambique e do “Grupo de Pesquisa em Nutrição, Actividade Física e Plasticidade Fenotípica”, da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área da Epidemiologia da Actividade física, Desenvolvimento Motor, Composição Corporal e Factores de Risco Cardiometabólico.

 
Forjaz Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz - Profa. Livre Docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Actual Presidente da Comissão de Pós-graduação desta Escola e coordenadora do Laboratório de Hemodinâmica da Actividade Motora (LAHAM) e do Projecto de extensão “Exercício e Coração”. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. E pesquisadora com bolsa produtividade CNPq, nível 1C, desenvolvendo projectos de pesquisa na linha de investigação “Efeitos agudos e crónicos do exercício físico no sistema cardiovascular”, na qual estuda os efeitos agudos e crónicos dos exercícios aeróbios e de resistência em indivíduos saudáveis e portadores de doenças cronicas. 
 
 
 
 

 

 

 

© 2018 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica.